Desenvolvimento do conceito inicial
Geração de ideias inovadoras com potencial tecnológico.
Tudo começa com uma ideia promissora, baseada em uma necessidade real ou uma oportunidade tecnológica ainda não explorada.
Seguimos a metodologia TRL (Technology Readiness Level), desenvolvida pela NASA, para garantir clareza e eficiência em cada etapa do desenvolvimento tecnológico. A InSILICO atua desde os primeiros estágios, identificando as demandas do cliente, definindo estratégias assertivas e propondo soluções inovadoras e personalizadas. As etapas subsequentes do TRL são conduzidas por nossa equipe, em colaboração com especialistas, garantindo agilidade, excelência técnica e foco nos resultados.
Desenvolvimento do conceito inicial
Geração de ideias inovadoras com potencial tecnológico.
Tudo começa com uma ideia promissora, baseada em uma necessidade real ou uma oportunidade tecnológica ainda não explorada.
Pesquisa básica
Exploração científica para compreender princípios fundamentais.
Realizamos estudos teóricos e experimentais para compreender os fundamentos científicos que sustentam a ideia.
Testes in silico
Simulações computacionais para avaliar a viabilidade inicial.
Utilizamos simulações computacionais para validar a viabilidade inicial do conceito, economizando tempo e recursos.
Pesquisa aplicada
Experimentos em laboratório com foco na aplicação prática.
Transformamos a ideia em um modelo experimental, com foco em aplicações reais e resultados práticos.
Testes em pequena escala
Validação inicial da tecnologia em ambiente controlado.
Executamos testes em laboratório ou em ambientes controlados para validar a funcionalidade em escala reduzida.
Testes em escala piloto
Implementação em condições reais, mas ainda em pequena escala.
Levamos a tecnologia a um ambiente real de operação, mas ainda em escala piloto, para ajustes e validações mais robustas.
Protótipo em teste
Protótipo funcional desenvolvido e testado em campo.
Desenvolvemos e testamos o protótipo em condições reais de uso, com foco na eficiência e na estabilidade.
Demonstração, fase pré-comercial e aplicação comercial
Realizamos uma demonstração funcional completa da tecnologia, em ambiente operacional real, e então preparamos a tecnologia para entrar no mercado, ajustando processos de produção e estratégias comerciais e no final, a tecnologia está validada, disponível no mercado e pronta para gerar impacto econômico e social.
Com a InSILICO, sua inovação chega mais longe.
Seja qual for o estágio da sua ideia, nossa equipe está pronta para acelerar sua jornada rumo à inovação com verdadeiro impacto.
Em 2020, a InSILICO participou do Mining Lab Challenge, promovido pela Nexa Resources. Entre as 178 propostas submetidas, a InSILICO foi uma das seis empresas vencedoras da competição.
A proposta da InSILICO neste projeto foi utilizar métodos in silico para orientar o planejamento e o desenvolvimento de NOVOS MATERIAIS FUNCIONAIS a partir da grande quantidade de resíduos gerados — aproximadamente 300 mil toneladas por mês.
Neste projeto, a InSILICO foi capaz de propor, em apenas oito meses, oito aplicações promissoras para os resíduos gerados, como ADSORÇÃO DE POLUENTES, PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO, PRODUÇÃO DE COMPÓSITOS com potencial de adsorção, MATERIAIS SUSTENTÁVEIS, entre outras.
Atualmente, este projeto encontra-se em um AVANÇADO NÍVEL DE MATURIDADE TECNOLÓGICA, e uma das tecnologias propostas por meio de métodos in silico já está sendo escalada para o nível industrial, apresentando RESULTADOS PROMISSORES para o mercado de adsorção.
A InSILICO já apresentou resultados promissores para o setor do Agronegócio. Neste projeto, a proposta envolveu o uso de métodos in silico (Modelagem Molecular e Inteligência Artificial) para a descoberta de novos compostos bioativos com ação fungicida, voltados para o combate à ferrugem-da-soja.
Neste projeto, a InSILICO foi capaz de propor, em apenas oito meses, um total de quinze NOVOS fungicidas potenciais, com atuação sobre três diferentes e importantes alvos moleculares relacionados à ferrugem-da-soja.
Como segunda etapa deste projeto, testes de campo in vivo já estão sendo conduzidos com alguns dos compostos descobertos por meio dos métodos in silico.
Algumas empresas já investiram no uso de métodos in silico para ORIENTAR A DESCOBERTA DE NOVOS COMPOSTOS COM AÇÃO CONTRA ECTOPARASITAS.
Nesses projetos, utilizamos nossa Plataforma de Inteligência para buscar novos compostos bioativos com ação contra ectoparasitas, direcionando diferentes alvos moleculares no combate ao carrapato-do-boi (Rhipicephalus microplus).
Como segunda etapa desse projeto, serão realizados testes in vitro (prova de conceito) nos alvos moleculares selecionados, seguidos por testes de campo in vivo.
DESCOBERTA DE UMA NOVA MOLÉCULA que reduz as emissões de metano de ruminantes. (Projeto aprovado pela FINEP em 2022)
Descoberta de uma NOVA Molécula que reduz a gordura muscular e aumenta a eficiência alimentar na produção animal.